terça-feira, 4 de agosto de 2009

A mulher invisível


O longa conta a história de Pedro, um controlador de tráfego certinho e romântico que, mesmo depois de seis anos de casamento, ainda chega em casa com flores e cheio carinho para a esposa. Justamente por oferecer tanta segurança, acaba abandonado por ela. Após vários meses deprimido e trancado em casa, Pedro sai do isolamento quando uma bela mulher bate à sua porta pedindo uma xícara de açúcar. Ela é Amanda, sua nova vizinha, e logo de cara demonstra ser a mulher perfeita: apaixonada, carinhosa, inteligente, liberal, e ainda por cima entende tudo de futebol(perfeita para o sexo oposto diga-se de passagem). O único problema é que Amanda só existe na mente de Pedro. O irônico é que Pedro se enamora por uma alucinação, mas não enxerga Vitória, a vizinha de carne e osso que o ama e nunca teve coragem de se aproximar.

Filme nacional é uma coisa complicada por que ou a coisa descamba para o famoso pastelão ou acaba ficando melodramática. Poucos filmes conseguem o equilíbrio como em A Mulher Invisível, e grande parte do segredo do sucesso está no timing perfeito de Selton Mello. Ao mesmo tempo em que o ator é hilário na porção cômica do longa – a cena dele dançando sozinho na discoteca é inesquecível , também consegue ser profundo e comover o espectador com a dor do seu abandono. E o mais impressionante é que, muitas vezes, Selton muda de comportamento em questão de segundos,incrível. Resumindo, Selton Mello arrasa mais uma vez.Não poderia esquecer Luana Piovani que consegue uma razoável atuação.Enfim o elenco todo foi muito bem escolhido e todos somaram pontos para um filme redondinho.


Saindo da fantasia e exagerando 80%, se fossêmos analisar uma pessoa que vê alguém que não existe, o classificariamos de médium, esquisofrênico ou louco (popularmente falando) mas na verdade isso é mais comum que se imagina e no Brasil estamos com clínicas lotadas de pacientes portadores de esquizofrenia, o dianóstico mais comum.

A esquizofrenia é uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante, que afeta em torno de 1% da população. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlando seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las. Essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema.

Entrei nesse assunto porque como estudante de Psicologia é meu dever alertar a sociedade para a reforma psiquiátrica que necessita ocorrer no nosso país, que é denominado " movimento antimanicomial", que luta contra as intuições que não tratam e nem reabilitam nenhum paciente, apenas o deixam em cárcere e com sequelas.

Vale lembrar o filme "Bicho de 7 cabeças " com Rodrigo Santoro e a luta de seu personagem- Neto - que é internado pelo pai por ser pego portando maconha no bolso do casaco.Neto faz de tudo para escapar desse manicômio que devorava suas presas em um sistema corrupto e cruel em plena década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário